Psicopedagogia Clínica

O ICG elaborou uma metodologia de ensino a distância que proporciona a você, futuro aluno, a mesma satisfação de estar dentro da sala de aula, através da Metodologia Cognitive 4.0 de Educação que funciona como um ensino presencial conectado.

Utilizamos a mais conceituada plataforma de ensino do Google – O Google Classroom, onde você terá acesso a todo o material teórico, slides da aula do professor, vídeos complementares, artigos científicos atuais e atividades da disciplina.

+ Google Meet como sala de aula com aulas ao vivo até o final do curso. (Ao mesmo tempo a aula ficará em modo “gravando” a ser disponibilizado a você em até 24hs.

O curso

O curso

Sabemos que a Educação no Brasil apresenta altos índices de fracasso escolar e procura, dentro de variados contextos, reverter esses indicadores. Dessa forma, todo profissional ligado à educação, à saúde e ciências afins, buscam aprofundamentos vinculados à possibilidade de um trabalho diferenciado com as dificuldades de aprendizagem que crianças, adolescentes, jovens e adultos apresentam.
Assim, a Psicopedagogia vem contribuir para este aprofundamento necessário acerca do processo de aprendizagem, suas dificuldades, possibilidades e resgate do prazer em aprender e se desenvolver de forma sadia. A Psicopedagogia torna possível, ao futuro profissional, a construção de caminhos que possibilitem descobertas de alternativas em sua prática diária, frente aos vários campos do conhecimento, integrando os espaços educacionais e os vários sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

Objetivo

Objetivo

O Curso de Pós- Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia Clínica tem como propósito complementar e qualificar profissionais no sentido de instrumentalizá- los para a construção de competências psicopedagógicas embasadas numa fundamentação teórico-prática que lhes faculte o exercício da psicopedagogia frente as questões e desafios da aprendizagem e dos obstáculos que à esta se interpõe, tanto na área Clínica como na área institucional, quer do ponto vista preventivo como terapêutico.
A Pós-graduação em Psicopedagogia proporciona ao aluno a atuação terapêutica da aprendizagem humana, bem como o seu estudo, enquanto área do conhecimento, considerando – a como um processo dinâmico, evolutivo, pluridimensional, que estabelece uma interrelação entre suas diferentes dimensões: biológica, corporal, cognitiva, afetiva, social e cultural.

Público-alvo

Público-alvo

Professores em geral, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e outros profissionais da saúde e educação.

Matriz Curricular

Aspectos Legais da atuação Clínica 40 Horas

Neurobiologia da Aprendizagem I: Aspectos Neuroanatômicos 60 Horas

Neurobiologia da Aprendizagem II: Aspectos Neurofisiológicos 60 Horas

Psicanálise aplicada à Psicopedagogia 60 Horas

Metodologia da Pesquisa Científica 30 Horas

Psicopedagogia Clínica I: Acolhimento, Escuta Clínica e Técnicas de Entrevista em Psicopedagogia 60 Horas

Psicopedagogia Clínica II: Avaliação dos Estágios Cognitivos e Avaliação das Competências Pedagógicas 60 Horas

Psicopedagogia Clínica III: Avaliação Projetiva e outros Instrumentos de Avaliação 60 Horas

Psicopedagogia Clínica IV: Elaboração e Guarda de Documentos Psicopedagógicos: Relatórios, Declarações, Encaminhamentos e Informe Clínico 60 Horas

Tratamento Psicopedagógico: Elaboração de Plano de Intervenção, Instrumentos de Intervenção e Alta Psicopedagógica 60 Horas

A Arteterapia como Possibilidade de Intervenção 60 Horas

Estágio Clínico Psicopedagógico Supervisionado 100 Horas

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

Psicopedagogia
Clínica

Carga horária: 610h
Duração: 12 MESES
Aulas: 1 sábado ao mês – intensivão de 09H ÀS 17:30h – AO VIVO

Direção pedagógica e coordenação do curso: Prof.Daniele Galvão

Psicopedagogia
Clínica

Carga horária: 610h
Duração: 12 MESES
Aulas: 1 sábado ao mês – intensivão de 09H ÀS 17:30h – AO VIVO

Direção pedagógica e coordenação do curso: Prof.Daniele Galvão

Acesse o link do e-mec e consulte o reconhecimento do curso