Neuropsicopedagogia
Institucional e clínica

O ICG elaborou uma metodologia de ensino a distância que proporciona a você, futuro aluno, a mesma satisfação de estar dentro da sala de aula, através da Metodologia Cognitive 4.0 de Educação que funciona como um ensino presencial conectado.

Utilizamos a mais conceituada plataforma de ensino do Google – O Google Classroom, onde você terá acesso a todo o material teórico, slides da aula do professor, vídeos complementares, artigos científicos atuais e atividades da disciplina.

+ Google Meet como sala de aula com aulas ao vivo até o final do curso. (Ao mesmo tempo a aula ficará em modo “gravando” a ser disponibilizado a você em até 24hs.

O curso

O curso

Nos últimos cem anos, nossa visão de como ocorrem os processos cerebrais vem sofrendo muitas mudanças. Novas concepções de estímulo-aprendizagem vem sendo reformuladas, diante às contribuições das Neurociências. Diferentes campos de conhecimentos perceberam a necessidade de agregar os estudos das neurociências aos seus. Sendo assim, começam a surgir interesse dos mais diversos campos da ciência, tais como: neurobiologia, neurofisiologia, neuroquímica, neuropediatria, neuropsicologia e na Neuropedagogia.

Numa visão mais abrangente, pode-se dizer que Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. A Neuropsicopedagogia procura fazer inter-relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia.

A Neuropsicopedagogia tem sua base na Psicopedagogia. As atribuições do psicopedagogo são de estudar as características da aprendizagem humana, o processos de ensino e a origem das alterações na aprendizagem. Promove a identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens.

O Neuropsicopedagogo, mediante seus saberes e conhecimentos em neurociências, poderá elaborar pareceres de encaminhamento para neurologistas, pediatras e psiquiatras, auxiliando-os na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas e queixa principal.

Desta forma, a Neuropsicopedagogia é parte integrante da Psicopedagogia que está embasada conceitualmente no Projeto de Lei N.º 3.124, DE 1997, a qual se configura como uma área de conhecimento e pesquisa na atuação

interdisciplinar, voltada para os processos de ensino e aprendizagem, integrando avaliação e intervenção em situações que envolvam processos investigativos no plano individual ou coletivo do indivíduo com problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

Nos últimos cem anos, nossa visão de como ocorrem os processos cerebrais vem sofrendo muitas mudanças. Novas concepções de estímulo-aprendizagem vem sendo reformuladas, diante às contribuições das Neurociências. Diferentes campos de conhecimentos perceberam a necessidade de agregar os estudos das neurociências aos seus. Sendo assim, começam a surgir interesse dos mais diversos campos da ciência, tais como: neurobiologia, neurofisiologia, neuroquímica, neuropediatria, neuropsicologia e na Neuropedagogia.

Numa visão mais abrangente, pode-se dizer que Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. A Neuropsicopedagogia procura fazer inter-relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia.

A Neuropsicopedagogia tem sua base na Psicopedagogia. As atribuições do psicopedagogo são de estudar as características da aprendizagem humana, o processos de ensino e a origem das alterações na aprendizagem. Promove a identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens.

O Neuropsicopedagogo, mediante seus saberes e conhecimentos em neurociências, poderá elaborar pareceres de encaminhamento para neurologistas, pediatras e psiquiatras, auxiliando-os na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas e queixa principal.

Desta forma, a Neuropsicopedagogia é parte integrante da Psicopedagogia que está embasada conceitualmente no Projeto de Lei N.º 3.124, DE 1997, a qual se configura como uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino e aprendizagem, integrando avaliação e intervenção em situações que envolvam processos investigativos no plano individual ou coletivo do indivíduo com problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

Objetivo

Objetivo

O curso de especialização em Neuropsicopedagogia tem como abordagem neurológica, psicológica e pedagógica integrada no estudo de distúrbios, incapacidades e processos normais de aprendizagem que possibilita ao profissional realizar avaliações de processos anormais e normais na estrutura, na organização e no funcionamento cognitivo do sistema nervoso central, assim como posterior planejamento e ação interventiva.

Neste sentido, a Especialização em Neuropsicopedagogia é voltada para a capacitação de profissionais interessados em práticas educacionais que levem em conta conhecimentos de vanguarda das neurociências, como Neuropedagogia, Neurologia, Neuropsicologia e Psicologia Cognitiva e que tem como objetivo central potencializar o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com quem trabalham.

A proposta desse curso é aprimorar conceitos e métodos de ensino, estimulação e avaliação cognitivas atualmente aplicados pelo profissional que concebe o aprendiz de forma holística, compreendendo os aspectos fisiológicos, afetivos, socioculturais e psicológicos envolvidos em seus processos de aprendizagem.

Público-alvo

Público-alvo

Licenciados – Professores com formação nas áreas da Educação e Saúde, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Terapeutas ocupacionais.

Matriz Curricular

FUNDAMENTOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA E NEUROCIÊNCIAS

NEUROPSICOPEDAGOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

NEUROANATOMIA HUMANA

NEUROFISIOLOGIA, COGNIÇÃO HUMANA E AS BASES DA PLASTICIDADE CEREBRAL

NEUROPSICOFARMACOLOGIA

BASES DO FUNCIONAMENTO NEUROPSICOMOTOR

A NEUROBIOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO

O SISTEMA LÍMBICO E A NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES

A NEUROBIOLOGIA DO PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

A NEUROBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

NEUROPSICOPEDAGOGIA NOS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E ATUAÇÃO DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALA DE RECURSOS

NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL EINCLUSIVA E DEFICIÊNCIAS

NEUROPSICOPEDAGOGIA NOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO

NEUROPSICOPATOLOGIAS

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

BIOESTATÍSTICA

AVALIAÇÃO,DIAGNÓSTICO E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICO

INTERVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

ESTÁGIO INSTITUCIONAL SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CLÍNICO NEUROPSICOPEDAGÓGICO SUPERVISIONADO

FAÇA SUA MATRÍCULA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA & INSTITUCIONAL

Carga horária: 980h
Duração: 2 ANOS
Aulas: 1 sábado ao mês – intensivão
de 09H ÀS17:30h – AO VIVO

Acesse o link do e-mec e consulte o reconhecimento do curso