Instituto Cognitive

Biblioterapia do desenvolvimento

O ICG elaborou uma metodologia de ensino a distância que proporciona a você, futuro aluno, a mesma satisfação de estar dentro da sala de aula, através da Metodologia Cognitive 4.0 de Educação que funciona como um ensino presencial conectado.

Utilizamos a mais conceituada plataforma de ensino do Google – O Google Classroom, onde você terá acesso a todo o material teórico, slides da aula do professor, vídeos complementares, artigos científicos atuais e atividades da disciplina.

+ Google Meet como sala de aula com aulas ao vivo até o final do curso. (Ao mesmo tempo a aula ficará em modo “gravando” a ser disponibilizado a você em até 24hs.

O curso

O curso

Em nossa pós-modernidade vemos enfermidades, tais como a depressão e ansiedade alcançarem números preocupantes. Também há um evidente aumento no processo desumanizador e polarizador, onde grupos sociais encontram cada vez mais dificuldade em conviver com diferentes opiniões, crenças e posicionamentos políticos. Nunca tivemos tantos meios de comunicação e tão pouca comunicação, de fato. É urgente que avancemos com meios de reverter esse abismo onipresente nas relações interpessoais afetivas, acadêmicas, profissionais e corporativas.

Nesse contexto, surgem iniciativas que vão de encontro à toda essa desumanização, tais como estudos que se dedicam à reconhecer na literatura uma natureza de encontros e reencontros, descobertas e autodescobertas por meio de textos que atuam como elementos que nos conecta com o que é mais sensível, complexo e elementar em nossa existência. Em uma direção inovadora, surgem grupos de leitura que objetivam o partilhamento de textos de diferentes gêneros literários e posteriormente conversas sobre as recepções e provocações que tais narrativas ficcionais foram capazes de afetar os participantes.

Conhecida como Biblioterapia de Desenvolvimento, nessa prática o próprio livro atua como elemento terapêutico e por meio de um mediador, que pode ser desempenhado por educadores, bibliotecários, psicólogos, entre outros, são realizados encontros presenciais e online para promover essas dinâmicas nos mais diversos espaços como ongs, hospitais, escolas, empresas, espaços prisionais, asilos, por exemplo. Embora haja diferentes estruturas para essas dinâmicas, diversas iniciativas em ambientes acadêmicos, institucionais e corporativos têm

sido consideradas como objeto de pesquisa nessa experimentação. Não se trata de uma leitura coletiva que vise análises críticas e científicas e sim que despertem o afeto, sentimentos e reflexões que a obra irá provocar em cada um dos participantes, que terão a oportunidade de compartilhar suas impressões e ampliar sua visão ao ouvir outros membros.

Em nossa pós-modernidade vemos enfermidades, tais como a depressão e ansiedade alcançarem números preocupantes. Também há um evidente aumento no processo desumanizador e polarizador, onde grupos sociais encontram cada vez mais dificuldade em conviver com diferentes opiniões, crenças e posicionamentos políticos. Nunca tivemos tantos meios de comunicação e tão pouca comunicação, de fato. É urgente que avancemos com meios de reverter esse abismo onipresente nas relações interpessoais afetivas, acadêmicas, profissionais e corporativas.

Nesse contexto, surgem iniciativas que vão de encontro à toda essa desumanização, tais como estudos que se dedicam à reconhecer na literatura uma natureza de encontros e reencontros, descobertas e autodescobertas por meio de textos que atuam como elementos que nos conecta com o que é mais sensível, complexo e elementar em nossa existência. Em uma direção inovadora, surgem grupos de leitura que objetivam o partilhamento de textos de diferentes gêneros literários e posteriormente conversas sobre as recepções e provocações que tais narrativas ficcionais foram capazes de afetar os participantes.

Conhecida como Biblioterapia de Desenvolvimento, nessa prática o próprio livro atua como elemento terapêutico e por meio de um mediador, que pode ser desempenhado por educadores, bibliotecários, psicólogos, entre outros, são realizados encontros presenciais e online para promover essas dinâmicas nos mais diversos espaços como ongs, hospitais, escolas, empresas, espaços prisionais, asilos, por exemplo. Embora haja diferentes estruturas para essas dinâmicas, diversas iniciativas em ambientes acadêmicos, institucionais e corporativos têm sido consideradas como objeto de pesquisa nessa experimentação. Não se trata de uma leitura coletiva que vise análises críticas e científicas e sim que despertem o afeto, sentimentos e reflexões que a obra irá provocar em cada um dos participantes, que terão a oportunidade de compartilhar suas impressões e ampliar sua visão ao ouvir outros membros.

Objetivo

Objetivo

O Curso de Pós- Graduação Latu Sensu em Biblioterapia de Desenvolvimento tem como objetivo promover uma transformação no que tange à humanização dos participantes, ampliando diferentes perspectivas em dimensões que envolvem afeto, intelecto e experiências estéticas reflexivas por meio de textos literários.

A partir dos conteúdos dispostos nas disciplinas serão apresentados os conceito, efeitos e diretrizes da biblioterapia de desenvolvimento, que tem a literatura como ferramenta de transformação humanística.

Assim, este curso irá capacitar os participantes para planejar e implementar a biblioterapia de desenvolvimento em diferentes espaços, uma prática que viabiliza uma mudança de visão e atitudes fornecendo novos meios de enfrentamento dos processos desumanizadores adventos da pós-modernidade.

Público-alvo

Público-alvo

Bibliotecários, pedagogos, professores licenciados, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, bacharéis em administração e quaisquer profissionais que atuem no processo da aprendizagem e desenvolvimento humano.

Matriz Curricular

Leitura e formação do leitor proficiente – 40 Horas

Fundamentos da Literatura – 30 Horas

Introdução à leitura como terapia – 30 Horas

Fundamentos da Biblioterapia de Desenvolvimento I – 40 Horas

Fundamentos da Biblioterapia de Desenvolvimento II- 40 Horas

Gêneros Textuais Aplicados À Biblioterapia I – 40 Horas

Gêneros Textuais Aplicados À Biblioterapia II – 30 Horas

Bases filosóficas da biblioterapia – 40 Horas

Bases Psicológicas da Biblioterapia – 40 Horas

Psicanálise e Literatura- 30 Horas

Neurobiologia das Emoções e dos Sentimentos – 30 Horas

Biblioterapia e Cineterapia – 30 Horas

Metodologia da Pesquisa Científica – 30 Horas

Relações Humanas na pós-modernidade – 30 Horas

Mediação na Biblioterapia de Desenvolvimento- 30 Horas

Repertório Terapêutico na Biblioterapia – 30 Horas

Organização de um projeto de atividade biblioterapêutica- 30 Horas

Aplicação de atividades biblioterapêuticas online – 40 Horas

FAÇA SUA MATRÍCULA EM BIBLIOTERAPIA

 

Carga horária: 710h
Duração: 1 ano e 6 meses
Aulas: às terças-feiras de 19:21h – AO VIVO

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Carga horária: 710h
Duração: 1 ano e 6 meses
Aulas: às terças-feiras de 19:21h – AO VIVO

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